Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#SugestãodeLeitura - Livros para falar de diversidade familiar

15.05.20, PiiCiE Mora

Neste Dia Internacional da Família, sugerimos os seguinte livros:

As-Familias-Nao-Sao-Todas-Iguais.jpg"As Famílias Não São Todas Iguais" de Rachel Fuller

Como é a tua família? Vives com a tua mãe? Ou com o teu pai? Ou com os dois? Talvez tenhas uma madrasta ou um padrasto e vários novos irmãos. Ou talvez sejas adoptado, ou vivas com os teus avós. Este livro esclarece a criança, de forma lúdica e instrutiva, sobre os diferentes tipos de famílias.

  • Idade Recomendada: + 4 Anos
  • PNL Idade: 3-5 anos

 

Album-de-Familias.jpg"Álbum de Famílias" de Susana Amorim e Rute Agulhas, ilustração de Inês do Carmo

O que é uma família? O que ajuda uma família a ser feliz? Estas são as perguntas que a Esperança colocou aos seus colegas, desafiada pela professora a refletir sobre a diversidade das famílias atuais. Com as respostas, a Esperança fez um álbum muito especial sobre crianças que vivem com ambos os pais, ou apenas com um deles; crianças que alternam entre a casa da mãe e a casa do pai, ou que vivem com outros familiares; crianças acolhidas em famílias ou em instituições; crianças adotadas ou que têm dois pais ou duas mães.

Ao lê-lo, perceberás que todas as famílias são muito diferentes, mas têm uma coisa em comum. Sabes o que é? São um espaço de afetos, onde o amor que as une é mais importante do que qualquer outra das suas caraterísticas.

 

  • Idade Recomendada: + 6 anos
  • PNL Idade: 6-8 anos

 

 

Amores-de-Familia.jpg"Amores de Família" de Carla Maia de Almeida, ilustração de Marta Monteiro

As famílias deste livro são todas funcionais mas retratam os variados perfis de famílias da atualidade. Além do tradicional pai, mãe e respetivos filhos, temos as monoparentais, com avós que complementam a ausência dos pais, com tios desempregados, com filhos de casamentos anteriores, de acolhimento, homossexuais…

A personagens são inspiradas na antiga mitologia greco-latina porque nada mais heterogéneo do que as relações familiares do Olimpo. Para realçar ainda mais o ecletismo destas famílias, os deuses são tratados pela ilustração como oriundos de diferentes raças e credos.

  • Idade Recomendada: + 10 anos
  • PNL Idade: 9-11 anos

 

1507-1.jpg"Famílias Destrambelhadas" de Claudio Hochman,  ilustração deJoão Vaz de Carvalho

Existem por aí umas famílias realmente peculiares… A algumas falta-lhes um bocado de sal e a outras sobra-lhes pimenta.
Se acham que a vossa família é um pouco destrambelhada, venham conhecer as doze retratadas neste livro.

  • Idade Recomendada: + 7 anos
  • PNL Idade: 12-14 anos

 

Nao-Ha-Familias-Perfeitas.jpg"Não Há Famílias Perfeitas" de Marta Gautier

"Não há famílias Perfeitas" vem destruir o mito da família perfeita. Pressionadas por um sem-fim de teorias que não conseguem adaptar à sua realidade por fadiga, inadequação ou falta de tempo, as mães dos nossos dias vêem-se a braços com a olímpica missão de cumprir a perfeição em todas as áreas da sua vida e, sobretudo, na tarefa suprema da maternidade.

Num tom confessional e genuíno com que todas as mães se identificarão, a psicóloga Marta Gautier pretende alertar para certos vícios e equívocos que se instalam nas relações familiares, e que, sem uma tomada de consciência, podem avolumar-se e agravar-se com o tempo.

Com a ajuda deste livro, as mães de hoje perceberão, com alívio, que não há nem pode haver famílias perfeitas.

 

1507-1,,.jpg"Emocionar: Um Kit de Saúde Emocional para Famílias" de Maria Palha

Aliando técnicas lúdicas e pedagógicas a uma série de práticas usadas por famílias de diferentes culturas, este kit ajuda-nos a ser os adultos de que as crianças precisam e a apoiar o crescimento de gerações com maior autoconhecimento, com melhores relações com os outros e com interações mais significativas com o planeta. Por um mundo mais humano, por um futuro sustentável e pelo bem-estar comum, é urgente emocionarmo-nos.

 

livro.jpg"Gestão de Conflitos na Família" de Ana Paula Monteiro e Pedro Cunha

A família atravessa um tempo de profundas e aceleradas transformações, cujo reflexo é visível, desde logo, na diversificação de modelos conjugais e familiares.

Em Portugal, os conflitos que, hoje em dia, se manifestam no contexto familiar e também na conjugalidade refletem as importantes alterações sociais e de mentalidades que ocorreram nos últimos anos, em especial após a instauração da democracia, como o divórcio, as uniões de facto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou os desafios colocados pelo prolongamento da esperança de vida.

Assim, são múltiplas as instigações que se colocam, ao nível de gestão de conflitos, hostilidades, tensões e agressões, para o desenvolvimento de uma cultura de paz e de convivência saudável no quotidiano da(s) família(s).

 

Fonte: https://www.fnac.pt/

 

#euaprendocomPiiCiEMora  #ficaemcasa