Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#Quaresma

17.02.21, PiiCiE Mora

QUARESMA.jpg

(Imagem retirada da internet)

A Quaresma, que tem início no dia a seguir ao Carnaval, é um período de quarenta dias de conversão e de preparação para a festa da Páscoa, a grande celebração da ressurreição de Cristo.

À imagem de Cristo, que passou 40 dias em jejum no deserto e que sofreu até ao dia da crucificação, os cristãos fazem uma pequena penitência durante 40 dias.

Muitas igrejas cobrem as imagens dos santos com tecidos roxos, e as músicas das celebrações ficam mais introspectivas. Essa tradição observa-se desde o século IV.

A palavra "quaresma" advém da expressão latina quadragesima dies (quadragésimo dia).

Tempo da Quaresma

O tempo da Quaresma é um tempo de penitência, oração, esmola e conversão.

É tradição que durante os quarenta dias que antecedem a ressurreição de Cristo, os cristãos se preparem espiritualmente para a Páscoa. Além de orar e refletir, as pessoas preparam-se fisicamente fazendo jejum e não comendo carne. A abstinência de carne deve ser observada em todas as sextas-feiras da Quaresma.

A fim de auxiliar os fiéis a se preparem para a Páscoa, várias paróquias organizam retiros espirituais, cumprem o exercício da via-sacra e a recitação do rosário durante esse período.

A Quaresma tem início todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. Este período compreende 46 dias - mas os domingos não são contabilizados, visto não serem dias de penitência - e estende-se até à Quinta-Feira Santa, antecedente à Páscoa.

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/quaresma/

#euaperendocomPiiCiEMora