Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#Pandemia: ansiedade e falta de rotina desregulam sono das crianças

18.08.20, PiiCiE Mora
 
 

O aumento da ansiedade e a ausência de rotinas devido à pandemia da COVID-19 estão a provocar alterações no sono das crianças, seja pelo agravamento de distúrbios já existentes ou pelo surgimento de novas condições. Os alertas surgem de diversos especialistas do sono, numa reportagem recente do jornal britânico "The Guardian". 

Os profissionais de saúde registam um aumento da procura de consultas do sono para crianças entre os 5 e os 13 anos – cerca de 30% em comparação com o mesmo período em 2018/19.

“Não temos dúvidas que estamos a assistir a um pico de problemas entre crianças, dos seis aos oito anos, relacionados com ansiedade que acaba por lhes afetar o sono.” – adianta a enfermeira e especialista do sono Mandy Gurney, que adverte ainda que “os pais também estão a ter dificuldade em manter as crianças mais velhas ou adolescentes a dormir o número de horas adequado.”

Já em abril, uma pesquisa envolvendo 2.700 pessoas, dava o alerta sobre o impacto negativo a longo prazo da nova pandemia no sono das crianças: 70% das crianças menores de 16 anos passaram a dormir mais tarde e cerca de 57% passaram também a acordar mais tarde. 

A acrescentar, quase três quartos (74%) dos pais relatam que os filhos passaram a usar mais os equipamentos tecnológicos, durante o período de confinamento.

O aumento dos problemas de sono em crianças e jovens repercute-se no seu comportamento diurno – incluindo hiperatividade, choro e irritabilidade -, na sua saúde mental e na vida familiar, tornando-se prioritário promover rotinas e bons hábitos de sono.

  • Tente manter um horário de sono consistente. Se a hora de dormir / acordar estiver “à deriva”, comece a movê-los lentamente para a frente cerca de 10 ou 15 minutos a cada dois a três dias;
  • Desligue todos os dispositivos eletrónicos uma hora antes de dormir. Use esse tempo em família para jogar um jogo de tabuleiro / cartas, ou fazer um quebra-cabeças. É relaxante para pais e filhos;
  • Um passeio de meia hora ao ar livre, todos os dias, ajuda a redefinir os relógios corporais das crianças;
  • Tente manter tarefas escolares e brinquedos fora do quarto – e não os envie para o quarto como uma sanção. Idealmente, use  o quarto apenas para dormir.

Artigo original: https://querodormir.pt/pandemia-ansiedade-e-falta-de-rotina-desregulam-sono-das-criancas/

#euaprendocomPiiCiEMora