Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#LivroIterativo - Mobeybou na Índia

Brincar: Este livro interativo leva-o numa aventura pela Índia

06.05.20, PiiCiE Mora

imagemmobeybou_india.png

Mobeybou na Índia é o primeiro livro interativo criado pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Já está disponível na Play Store, é gratuito e dá a conhecer aos mais pequenos uma cultura diferente, seguindo as aventuras de Meera e Rajesh pela Índia.

Promover o multiculturalismo entre os mais novos é a missão do projeto Mobeybou – acrónimo de Moving Beyond Boundaries -, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC). A equipa do CIEC está a criar livros interativos (story apps) para crianças, que dão a conhecer diferentes culturas. A primeira narrativa já está disponível na Play Store, chama-se “Mobeybou na Índia” e conta as aventuras de Meera e Rajesh nesse país.

Ao longo da história, contada por um narrador, as crianças ajudam os personagens a passar aos capítulos seguintes, ao mesmo tempo que vão conhecendo alguns elementos da cultura indiana. Durante a aventura, os mais pequenos têm de construir um pungi (flauta indiana), explorar uma floresta em 360º e até enfrentar a grande serpente Kalaya com música e dança. A aplicação, indicada para crianças a partir dos 3 anos, está disponível em português e inglês.

# Aprender a brincar
No menu inicial da aplicação, as crianças encontram algumas curiosidades sobre a Índia e a sua cultura. Aprendem que é um dos países mais populosos do mundo, cuja capital é Nova Deli. Ficam ainda a saber o que é um encantador de serpentes e que a flauta que usam para controlar os movimentos das serpentes se chama punji. Têm também a oportunidade de treinar a leitura (crianças em idade escolar), criando a sua própria gravação da narrativa

# Inventar músicas
A música é um importante elemento em todo o livro, não fossem os protagonistas aspirantes a encantadores de serpentes. Ao longo da história, Meera e Rajesh encontram o elefante Hati, que as crianças vão ter de ajudar a apanhar notas musicais para chegar ao capítulo seguinte. No menu inicial há ainda um separador com cinco botões, cada um a representar uma nota musical, onde os pequenos podem tocar para inventar músicas.

# Realidade Aumentada
No último capítulo do livro há uma experiência de realidade aumentada. Basta fazer o download dos marcadores do site do Mobeybou, imprimi-los e colocar em frente da câmara do telemóvel ou tablet para começar a experiência.

Fonte: https://www.evasoes.pt/o-que-fazer/brincar-este-livro-interativo-leva-numa-aventura-pela-india/921514/

 

#euaprendocomPiiCieMora  #ficaemCasa

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.