Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#EstudoemCasa - 1ª Travessia do Atlântico Sul , Documentários

História, Século XX - 3º Ciclo, Ensino Secundário

17.06.20, PiiCiE Mora

O2-travessia-atlantico-sul.jpg

 

 

Em 1922 Sacadura Cabral e Gago Coutinho realizaram a primeira travessia área do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro. Tão importante quanto o ato foi o facto de terem sido testados aparelhos de navegação que marcaram a história da aviação.

A travessia começou a 30 de Março de 1922 em Lisboa e terminou a 17 de Junho, quando o hidroavião “Fairey3” chegou ao Rio de Janeiro no Brasil.

Ao longo do percurso foram perdidos dois aparelhos por razões técnicas e climatéricas.

Aos comandos do aparelho seguiam dois aviadores da marinha portuguesa, Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que percorreram mais de 4 500 milhas marítimas.

Tão ou mais importante que a viagem, foi o facto de Gago Coutinho ter provado que era possível realizar voos de grande distância com precisão, utilizando um novo tipo de sextante por si inventado.

Este aparelho de navegação viria a ser utilizado nas décadas seguintes na indústria aeronáutica.

(Rota da primeira travessia aérea do Atlântico Sul)

800px-Vuelo_Gago_Coutinho_y_Sacadura_Cabral.svg.pn

(O Sextante de horizonte artificial)

sextante2.jpg

Documentário da preparação da partida:

 

 

Documentário da chegada ao Brasil:

 

 

Fonte: https://ensina.rtp.pt/artigo/travessia-aerea-do-atlantico-sul/

 

#euaprendocomPiiCiEMora  #ficaemcasa