Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaMundialDoMosquito: Doenças Transmitidas por Mosquitos

20.08.20, PiiCiE Mora

infográfico sobre dia mundial do mosquito e doenças vetoriais que mosquito transmiteMosquito - Vetor de Doenças

Os mosquitos são vetores de várias doenças, dependendo da espécie e região onde habitam. São portadores destas doenças que, ao picarem, transmitem-nas ao ser humano.

Apenas os mosquito fêmea são transmissoras de doenças. Apesar de não precisarem de sangue para sobreviverem, estes hematófagos procuram sangue dos seus alvos por ser necessário para a produção e bom desenvolvimento dos seus ovos.

Ciclo de Transmissão de Doenças

A transmissão de doenças por parte do mosquito pode ser feita em ambiente florestal - Ciclo Transmissão Silvestre - ou pode ser feito em ambiente urbano - Ciclo Transmissão Urbano.

O mosquito fêmea procura um alvo para ingerir o sangue necessário para nutrir os seus ovos. Injeta o seu alvo com saliva através de uma das suas "trombas" que evita a coagulação do sangue, e ao mesmo tempo outra das suas "trombas" absorve o sangue. Se o mosquito morder uma pessoa infetada com malária por exemplo, os parasitas vão replicar-se e e posteriormente deslocar-se para as glândulas salivares do mosquito onde vão potencialmente infetar um novo alvo.

Doenças Transmitidas por Mosquitos

A malária é uma doença transmitida por mosquitos que causa milhões de mortes em todo o mundo, tendo principal incidência sobre viajantes que desconhecem o seu risco. É uma infeção hemácia (dos glóbulos vermelhos) causada pelo parasita plasmodium.

Em Portugal não tem grande incidência mas no Brasil existem milhares de casos/ano na região Amazónica principalmente. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente, nomeadamente com recurso a medicamentos antimaláricos como o Malarone ou a Doxiciclina.

Transmissão da Malária pode ser feita por:

  • Picada do mosquito Anophele fêmea (previamente infetada);
  • Transmissão de agulhas com sangue de pessoa infetada;
  • Transfusão de sangue infetado

Em relação ao tratamento, a recomendação será sempre fazer a prevenção ou profilaxia da Malária antes de se deslocar a uma zona de risco ou endémica.

Medicamentos como o MalaroneDoxiciclina ou Cloroquina devem começar a ser tomados uma semana antes da viagem prolongando-se o tratamento até 1 mês após abandonar a zona de risco.

Dengue (Zika)

O dengue é causada por um arbovírus que ocorre principalmente em áreas tropicais, nomeadamente no Brasil.

Esta infecção transmitida maioritariamente pelo mosquito do género Aedes, tem um impacto grave no Brasil onde por exemplo de 2014 para 2015 houve um aumento de 82% do número de óbitos (para 863 ). No ano de 2015 foram registados no Brasil foram registrados 1.649.008 casos prováveis de dengue no país, além de confirmados 1.569 casos de dengue grave e 20.329 casos de dengue com sinais de alarme

Apesar de recentemente já ter sido disponibilizada uma vacina contra o vírus da dengue, a grande maioria das pessoas não faz um tratamento específico para a dengue, apenas tratamento para alívio dos sintomas da mesma.

Febre Amarela

É uma patologia infeciosa febril aguda, de curta duração e com diferentes graus de gravidade. É provocada por um tipo de vírus (flavivírus), encontrado em primatas.

A transmissão pode ser feita por:

  • Ciclo de transmissão urbano - transmissão através do mosquito Aedes Aegypti que atua como ponte entre um humano infetado (em área urbana ou florestal) e outro não infetado (em área urbana). Esta é conhecida como febre amarela urbana.
  • Ciclo de transmissão Silvestre - Em áreas florestais, um mosquito Haemagogus atua como vetor entre espécies animais. Esta conhecida como febre amarela silvestre.

Não existe medicamentos contra a febre amarela. O tratamento é apenas sintomático (repouso, reposição de líquidos,etc). A vacinação é a única forma de evitar esta doença.

Infográfico Dia Mundial Mosquito - o animal mais mortífero do planeta?

O mosquito (as doenças que transmite) causa mais mortes do que as mortes provocadas por seres humanos, cobras, cães (raiva), tubarões, etc! Mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos!

Abaixo incluímos um infográfico comemorativo do Dia Mundial do Mosquito e com temáticas interessantes como:

  • Curiosidades sobre o Mosquito
  • Ciclo de Transmissão de Doenças por Mosquitos
  • Espécies de Mosquito e Doenças Transmitidas por Mosquitos
  • Estatísticas do impacto do mosquito a nível mundial

 

Artigo original: https://www.euroclinix.net/pt/saude-do-viajante/malaria/dia-mundial-mosquito

#euaprendocomPiiCiEMora