Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaMundialdoCoração - Gestos simples que protegem o coração

29.09.20, PiiCiE Mora

diamundialcoração.png

 

O Dia Mundial do Coração celebra-se também em Portugal, a 29 de setembro.

Foi a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) quem escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000.

O objetivo da data é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano.

A organização apresenta medidas e sugestões para as pessoas praticaram um estilo de vida saudável.

Das iniciativas desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular, a World Heart Federation destaca a necessidade de praticar rituais saudáveis no local de trabalho e em casa. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde também participam na organização da data.

Neste dia realizam-se campanhas em Portugal, e por todo o mundo, para promover hábitos de vida saudáveis entre as pessoas, como caminhadas e corridas.

As atividades são organizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com câmaras municipais e diversas entidades.

Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.

Do ponto de vista alimentar,  sublinhamos três gestos diários, muito simples, que podem proteger o coração e todo o sistema vascular para toda a vida:

1. Consuma duas sopas de hortícolas, uma ao almoço e outra ao jantar e 3 peças de fruta ao longo do dia;

hortofrutícolas.png

 

2.  Reduza o consumo de sal. Tenha especial atenção os rótulos dos alimentos. Para facilitar as suas escolhas consulte o “descodificador de rótulos”. Substitua o sal por ervas aromáticas.

3.  Consuma regularmente peixe. Em particular o peixe da nossa costa, rico em ácidos gordos ómega 3.

Com uma alimentação saudável cuida do seu coração.

Fonte:nutrimento.pt

#euaprendocomPiiCiEMora