Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaMundialdaDança - Centro Cultural de Belém

29.04.20, PiiCiE Mora

culture_portrait_sergei_polunin_jacob_sutton8.jpg

Pode-se ler na Wikipédia,' o Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade á dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre  destaca-se na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.'

No Dia Mundial da Dança foram vários os coreógrafos e bailarinos que se juntaram ao CCB, prestando o seu testemunho num dia que muitos de nós gostaríamos de vê-los dançar nos nossos palcos. Os coreógrafos Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Rui Horta, Clara Andermatt, João Fiadeiro e Victor Hugo Pontes aceitaram este desafio, juntamente com a dupla Jonas&Lander, Daniel Cardoso, diretor artístico e bailarino da companhia de dança Quorum Ballet, e Miguel Ramalho, bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado.

Vejamos o video:

 

#euaprendocomPiiCiEMora  #FiqueEmCasa

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.