Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

DiaMundialdaBicicleta - Benefícios de andar de bicicleta

03.06.20, PiiCiE Mora

diamundialbicicleta.jpg

 

 

O dia 3 de junho foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Bicicleta.

A resolução foi aprovada na sessão da Assembleia Geral da ONU a 12 de abril de 2018, com o consenso de 193 Estados-Membros, na qual foi reconhecida “a singularidade, a longevidade e a versatilidade da bicicleta como um meio de transporte fácil, acessível, confiável e sustentável, ao mesmo tempo que promove a preservação ambiental e a saúde”.

Durante essa sessão, a ONU também encorajou os estados a integrarem a bicicleta nos respectivos planos de desenvolvimento e a aumentarem a segurança nas estradas para que este meio de transporte ganhe mais adeptos.

Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente no que respeita à capacitação da sociedade portuguesa para a utilização da bicicleta e para um mais saudável convívio entre ciclistas e demais utentes da via pública.

O uso da bicicleta como meio de transporte na cidade ou só para passeios aumenta cada vez mais. E o estímulo para pedalar aparece por vários motivos. Um deles é a busca por uma maior qualidade de vida, um dos grandes benefícios de andar de bicicleta para qualquer pessoa.

1. UM DOS MELHORES BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BIKE É O EMAGRECIMENTO

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, o que evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!

2. MELHORA A RESISTÊNCIA MUSCULAR

Assim como outros exercícios, pedalar exige força dos músculos.O ciclismo é um dos poucos desportos que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo. Os membros vão ficar bem resistentes com a prática constante da bicicleta!

3. DESENVOLVE O BEM-ESTAR

Pedalar aumenta a liberação de endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer. O exercício físico, em geral, tem como efeito aumentar a endorfina no organismo, um neurotransmissor ligado à sensação de conforto e tranquilidade. No ciclismo, essa sensação ainda ganha resultados maiores, porque a atividade coloca o praticante em contato com a natureza, pessoas e momentos incríveis.

4. AUMENTA O FÔLEGO

Pedalar exige muito oxigênio e por causa disso a sua respiração será muito exercitada. Com o tempo, terá fôlego para aguentar distâncias maiores. Além disso, com o aumento da frequência cardíaca , os pulmões recebem doses maiores de ar e assim aguentam atividades mais intensas.

benefícios de andar de bike

5. TEM BAIXO IMPACTO NAS ARTICULAÇÕES

No ciclismo, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés quando você está sentado no selim da bicicleta. Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta. Isso faz com que todo o impacto transmitido para as articulações, principalmente nos pés e joelhos, seja pequeno.

6. REDUZ O COLESTEROL

O ciclismo estimula o metabolismo, e assim faz com que as substâncias que geram o colesterol mau(LDL) sejam rapidamente queimadas.

7. CONTROLA A GLICEMIA DO SANGUE

Outra vilã do seu corpo que é combatida com a prática do ciclismo é a glicemia. Ao pedalar com frequência o nível de açúcar no sangue é equilibrado. Se você tiver diabetes já sabe que tem mais um ótimo motivo para aproveitar os benefícios de andar de bicicleta!

8. REGULA A PRESSÃO ARTERIAL

Nem só os músculos são tonificados com o pedal constante. As artérias e veias também são! A contração e o relaxamento destas ficam mais rápidos, o que auxilia a abaixar a pressão arterial. Assim o coração será bastante beneficiado com a pressão equilibrada, necessitando de menos esforço para bombear o sangue para o corpo.

9. ELIMINA TOXINAS DO CORPO

Suar durante o pedal elimina as toxinas do corpo com mais facilidade. Com menos substâncias tóxicas no corpo, o seu funcionamento será melhor. Vale a pena pedalar mais nos dias de calor para limpar bem o organismo!

10. MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Ao pedalar,o seu corpo precisa de mais oxigênio para alimentá-lo, então o seu coração bater mais e o seu sangue vai correr mais rápido pelas veias. Todo o corpo será abastecido com muito sangue e oxigênio, fazendo com que sua saúde e desempenho melhorem!

11. REJUVENESCE

Se o seu objetivo é ficar sempre com a pele e a saúde como as de um jovem, então pedale, porque esses efeitos virão. Isso é o que diz um estudo sobre o envelhecimento, coordenado pela pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham. Ainda, a mesma pesquisa constatou que os efeitos benéficos da bicicleta estendem-se ao sistema imunológico, fortalecendo-o. 

12. ECONOMIZA O SEU DINHEIRO

A economia é um dos benefícios de andar de bicicleta, percebida pouco tempo depois de começar a pedalar. Se  faz o seu trajeto diário para o trabalho, de metrô, ônibus ou carro, pode ir de bicicleta, economizando um bom valor.

Todo o dinheiro economizado, pode então, ser revertido para outras áreas da sua vida. Viajar, alimentação saudável, aproveitar um cinema, teatro ou ler livros estão entre as opções, mas claro, a escolha do que vai fazer com o seu excedente é sua.

13. AJUDA A CRIAR RELACIONAMENTOS

Dos benefícios de andar de bicicleta, fazer relacionamentos é um bastante positivo. Pedalar em parques, ciclovias, em trilhos ou na estrada, vai inevitavelmente colocá-lo em contato com outros ciclistas, dos iniciantes aos profissionais.

Mesmo em grandes cidades , onde a relação com estranhos costuma ser mais distante, o ciclismo aproxima pessoas.

benefícios de andar de bike

14. AUXILIA NA RECUPERAÇÃO DE LESÕES ÓSSEAS E ARTRITE

Se já tem algum problema de articulações, ou ainda não, vá pedalar. O ciclismo é de baixo impacto, e isso ajuda na manutenção de ossos e articulações.

Também, paralela a esses benefícios de andar de bicicleta, está a garantia da melhoria da coordenação motora. Fator que influencia bastante no equilíbrio e na prevenção de quedas, principalmente em pessoas de mais idade.

15. PREVINE MÁS CONDIÇÕES DE SAÚDE MENTAL

Está com estresse? Vai pedalar. Está se sentindo em baixo? Vai pedalar também.

O dia a dia é extenuante muitas vezes, e, com ele, o estresse, a ansiedade e a depressão podem aparecer. Para reverter quadros como esses e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bicicleta é perfeita. A endorfina é liberada durante as pedaladas, e ajuda a controlar ou prevenir desordens mentais. Mesmo que faça só 30 minutos de bicicleta duas vezes por semana, já sentirá diferença.

16. AUMENTA A ESTAMINA

Continue a pedalar para ver os efeitos da estamina no seu organismo agirem em benefício da sua saúde. 

A estamina é a capacidade de uma pessoa resistir por um longo período de atividade, sem se cansar, Uma capacidade que o ciclismo dá para as tarefas diárias que vem com o tempo e a prática frequente deste desporto.

Para aumentar os efeitos do exercício regular, é ideal fazer uma alimentação equilibrada .

Fonte :https://news.un.org/pt/

Boa atividade física!!!

#euaprendocomPiiCiEMora  #FiqueEmCasa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.