Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaMundialDaÁgua - H2Off (Hora de Fechar a Torneira)

22.03.21, PiiCiE Mora

Banner.jpgDia Mundial da Água celebra-se a 22 de março e, para assinalar a data, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) convida a população a associar-se à iniciativa H2Off e fechar a torneira por uma hora, às 22:00, para consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água.

"O stresse hídrico e a escassez são um tema quente nos dias de hoje e continuarão a atingir as manchetes da imprensa em todo o mundo também no futuro, à medida que o impacto das mudanças climáticas forem aumentando, juntamente com o crescimento populacional a nível planetária, eventos climáticos mais extremos e aumento da urbanização", afirma a APDA, acrescentando que "vários especialistas das áreas do clima em todo o mundo emitiram alertas de que as tensões já estão a começar a aumentar com a escassez de água, sendo importante equilibrar a necessidade deste recurso entre irrigação, produção de energia e abastecimento de casas e empresas. As guerras hídricas estão rapidamente a tornar-se numa realidade que todos nós podemos ter que enfrentar num futuro não muito distante".

Com base neste cenário, a APDA apresenta no próximo dia 22 de março a Hora de Fechar a Torneira - H2Off, impulsionando a mudança de comportamentos e apelando a uma consciência clara sobre o uso correto e eficiente da água.

A iniciativa parte do trabalho desenvolvido pela CECEA - Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, composta por profissionais da comunicação do sector da água cujas acções estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nacões Unidas, nomeadamente os referentes à proteção do ambiente e ao combate as alterações climáticas.

O Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de março, data instituída pela ONU para promover a reflexão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos e é precisamente nesse dia que a APDA pretende desafiar entidades públicas e privadas a promover a H2Off junto do público.

A associação lembra que "sem água não se sobrevive e se a reflexão passasse por simplesmente aprender a dar valor ao que na sociedade evoluída é considerado um bem adquirido cuja disponibilidade é permanente". Contudo, sabe-se que "as secas prolongadas, às quais Portugal não é alheio, têm um impacte relevante nos recursos, e a disponibilidade de água não é um dado adquirido".

Este é um problema com extensão planetária e conforme referido por António Guterres, nas comemorações do Dia Mundial da Água em 2020 "...se o mundo não atuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 bilhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado a água".

Fonte: https://postal.pt/sociedade/2021-03-05-H2Off-No-Dia-Mundial-da-Agua-e-hora-de-fechar-a-torneira

 

#euaprendocomPiiCiE