Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaMarítimoMundial - Transporte sustentável para um planeta sustentável​

24.09.20, PiiCiE Mora

diamaritimomundial.jpg

O Dia Marítimo Mundial celebra-se a 24 de setembro de 2020.

É na última semana de setembro que a data tem lugar no calendário anual, cujas festividades decorrem de acordo com a disponibilidade dos governos e das entidades envolvidas nas celebrações.

O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da segurança na navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e da proteção do ambiente marinho.

A data foi criada em 1978 pela Organização Marítima Internacional (OMI), a agência Nações Unidas especializada na segurança da navegação e na prevenção da poluição marinha provocada por navios.

Realiza-se também um evento paralelo à data anualmente, desde 2005, num país membro da OMI.

O tema de 2020 é o Transporte sustentável para um planeta sustentável​, constituindo uma oportunidade para sensibilizar e dar a conhecer o trabalho que a OMI e os seus Estados-Membros têm vindo a desenvolver para contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
 
 

"Transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável" é o tema marítimo mundial para 2020. Isso proporcionará uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e mostrar o trabalho que a Organização Marítima Internacional (IMO) e seus Os Estados-Membros estão a comprometer-se a atingir os objectivos.

Evento online 24 de setembro - 10h30 horário de Londres

  Assista ao evento online aqui: https://bit.ly/33OTO4H

Dia Mundial do Mar de 2020 - mensagem do Secretário-Geral da IMO

O texto completo da mensagem de Kitack Lim, Secretário-Geral da IMO, pode ser baixado aqui (texto em inglês).  

Assista o vídeo: 


 
 
 

Transporte sustentável para um planeta sustentável

O tema para este ano é “transporte sustentável para um planeta sustentável ", que proporciona uma excelente oportunidade de aumentar a consciência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e para mostrar o trabalho que a Organização Marítima Internacional (OMI) e sua Os Estados-Membros estão a comprometer-se a atingir os objectivos.O tema proporcionará oportunidades para que líderes de vários sectores, incluindo o transporte marítimo, reflictam sobre o trabalho realizado e os passos urgentes que planeiam para um futuro sustentável.
 
A indústria naval, com o apoio do quadro regulamentar da IMO, já iniciou a transição para este futuro sustentável. A IMO adotou e continuará a desenvolver medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reduzir o teor de enxofre do óleo combustível dos navios, implementar a Convenção de Gerenciamento da Água de Lastro, proteger as regiões polares, reduzir o lixo marinho, melhorar a eficiência do transporte por meio da troca eletrônica de informação, responder aos desafios da digitalização do transporte marítimo e valorizar a participação das mulheres na comunidade marítima.
 
A pandemia COVID-19 destacou o profissionalismo e o sacrifício dos dois milhões de marítimos que servem na frota mercante mundial. O transporte marítimo continua a transportar mais de 80% do comércio mundial, incluindo suprimentos médicos vitais, alimentos e outros bens básicos que são essenciais para a resposta e recuperação do COVID-19 - mas centenas de milhares de marítimos enfrentam uma crise humanitária porque estão presos no mar, impossibilitados de sair dos navios que operam com contratos prorrogados por muitos meses. Isso precisa ser tratado com urgência, por meio dos governos designando os marítimos como trabalhadores essenciais e garantindo que as mudanças de tripulação possam ocorrer com segurança.
 
O Dia Mundial do Mar deste ano será comemorado em 24 de setembro de 2020 na forma de um evento online, devido às medidas de distanciamento social causadas pela pandemia.
 
Fonte:imo.org
 
#euaprendocomPiiCiEMora

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.