Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaInternacionalDasFlorestas

ICNF

21.03.21, PiiCiE Mora

e61dc783af52886bd0694a5fd932492937a5927d578f.jpg

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS
Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar
 
O tema deste ano pretende realçar a importância da ação para a recuperação das florestas:
florestas saudáveis significam população saudável. 
 
Dos ecossistemas florestais extrai-se a base para muitos produtos farmacológicos e as florestas podem constituir uma proteção adicional para futuras pandemias. Nesse sentido, todas as árvores contam e juntos podemos e devemos trabalhar para recuperar as florestas degradadas, para o bem comum.
 
Origem e historial
 
No Nebrasca (EUA), em 1872, face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. Inicialmente, a comemoração não tinha um dia fixo.
 
Muitos países se seguiram nesta iniciativa, tendo a primeira "Festa da Árvore" sido comemorada em Portugal, em 1907, estendendo-se estas comemorações, sobretudo durante o período inicial da 1.ª República, até 1917.
 
Em dezembro de 1970, no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Conservação da Natureza, foi retomada a celebração oficial do “Dia da Árvore”, por proposta da então Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e da Liga para a Protecção da Natureza.
 
A Festa passou da Árvore à da Floresta quando, em 1971, a FAO estabeleceu o "Dia Mundial da Floresta" com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Como consequência, em Portugal, em 1974, foi celebrado o primeiro “Dia Mundial da Floresta”, tendo sido escolhida, como em muitos outros países do hemisfério norte, a data de 21 de março, o primeiro dia de primavera.
 
Em 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, encarregando o Secretariado de, em colaboração com os governos e as demais organizações internacionais e da ONU, organizar anualmente as comemorações do Dia Internacional.
 
Esta decisão, assume como objetivo principal garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.
 
 
 
#euaprebdocomPiiCiEMora

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.