Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaInternacionaldaLiteracia - Ensino e aprendizagem da alfabetização na crise COVID-19

08.09.20, PiiCiE Mora

diainternacionalliteracia.jpg

 

O dia Internacional da Literacia, assinalado desde 1966 pela UNESCO, reforça a importância da literacia como um direito humano fundamental e a base para a aprendizagem ao longo da vida.

 

O objetivo da data é destacar a importância da literacia para as pessoas e para as sociedades. Numa sociedade moderna, tecnológica e avançada, são ainda muitos os milhões de pessoas adultas ainda não sabem ler nem escrever e de crianças em idade escolar que não vão à escola.

Todos os anos, o dia Internacional da Literacia, gravita em torno de uma temática.

Neste ano de 2020 o foco será o tema proposto pela UNESCO será o ensino e aprendizagem da alfabetização na crise COVID-19, tendo como foco o papel dos educadores e a mudança de pedagogias. O tema destacará a aprendizagem da alfabetização numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e, portanto, se concentrará principalmente em jovens e adultos. A recente crise do Covid-19 evidenciou o hiato existente entre o discurso político e a realidade: uma frincha que já existia na era anterior à Covid-19 e está afetando negativamente a aprendizagem de jovens e adultos com pouca ou baixa alfabetização habilidades e, portanto, tendem a enfrentar múltiplas desvantagens. Durante o Covid-19, em muitos países, os programas de alfabetização de adultos estavam ausentes nos planos iniciais de resposta à educação; portanto, a maioria dos programas de alfabetização de adultos existentes foi suspensa, com apenas alguns cursos continuando virtualmente, através da TV e rádio ou ao ar livre espaços.

Qual o impacto da crise do Covid-19 nos educadores de alfabetização de jovens e adultos e no ensino e aprendizagem?

Quais são as lições aprendidas?

Como podemos efetivamente posicionar a aprendizagem de alfabetização de jovens e adultos em respostas globais e nacionais e em estratégias para a fase de recuperação e construção de resiliência?

 

Ao explorar essas questões, o Dia Internacional da Alfabetização 2020 proporcionará uma oportunidade para refletir e discutir como pedagogias e metodologias de ensino inovadoras e eficazes podem ser usadas em programas de alfabetização de jovens e adultos para enfrentar a pandemia e os tempos vindouros. O Dia também dará a oportunidade de analisar o papel dos educadores, bem como políticas, sistemas, governança e medidas eficazes que possam apoiar os educadores e o aprendizado. Por meio de uma conferência virtual, a UNESCO iniciará uma discussão global coletiva para reimaginar o ensino e a aprendizagem de alfabetização de jovens e adultos na era pós-Covid-19 em direção à conquista dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Global).

Fonte: calendarr.pt

#euaprendocomPiiCiEMora

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.