Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaInternacionaldaLínguaMaterna

21.02.22, PiiCiE Mora

untitled-design-57.png

O Dia Internacional da Língua Materna celebra-se, anualmente, a 21 de fevereiro. Este dia foi criado na 30ª. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por iniciativa do Bangladesh, em 1999. Foi posteriormente reconhecida pela ONU através da Resolução 56/262 da Assembleia Geral, a 15 de fevereiro de 2002.

Através deste dia, pretende-se sublinhar a importância da diversidade cultural e linguística. Sensibiliza-se, também, para a tolerância, o respeito e a preservação do património cultural e linguístico dos vários povos do mundo.

O tema deste ano é: «Utilização da tecnologia para a aprendizagem multilingue: Desafios e oportunidades» e releva o papel potencial da tecnologia para fazer avançar a educação e apoiar o desenvolvimento de um ensino das línguas e uma aprendizagem universal de qualidade.

A tecnologia tem o potencial para enfrentar alguns dos maiores desafios na educação de hoje. Pode acelerar os esforços no sentido de garantir oportunidades de aprendizagem ao longo da vida equitativas e inclusivas se for orientada por esses princípios A educação multilingue, mas sem descurar a língua materna, é uma componente chave da inclusão na educação.

Vídeo: T4P Youth Voices: Mother-tongue based multi-lingual education | UNESCO

Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-lingua-materna

#euaprendocomPiiCiEMora