Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiadoRelógiodeSol - A necessidade de "contar" o tempo...

22.06.20, PiiCiE Mora

diadorelogiode sol.jpg

 

 

O Dia do Relógio do Sol celebra-se por altura do solstício de verão desde 1990, sendo uma iniciativa portuguesa, do Instituto de Investigação, Estudo e Divulgação do Quadrante Solar.

Como funciona?

 

Um relógio de sol é um instrumento que serve para apurar a hora do dia, utilizando como referência a posição do sol. Os relógios de sol mais comuns são os relógios de jardim, construídos num desenho horizontal com linhas e uma haste, onde a sombra do sol é projetada pela haste, indicando as horas do dia nestas linhas.

Acredita-se que quem inventou o relógio de sol foram os egípcios, já que o mais antigo relógio de sol é egípcio, datado de 1.500 a.C.

Como construir?

A haste (ponteiro ou gnômon) deve ser posicionada paralelamente ao eixo de rotação da Terra, sendo necessário encontrar o norte magnético com uma bússola.
Deve-se proceder à fixação da haste no mostrador, orientada em sentido norte-sul, inclinada relativamente ao plano horizontal tal como a latitude do local. De seguida, marcar as linhas das horas com a ajuda de um relógio normal.