Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiadoMarinheiro - Campanha 2020, Os marítimos são trabalhadores-chave

25.06.20, PiiCiE Mora

diamundialdo marinheiro.jpg

 

O Dia Mundial do Marinheiro celebra-se à 10 anos em 25 de junho. 

A data, mais conhecida a nível mundial como "Day of the Seafarer" ou "Día de la Gente de Mar", foi criada pela Organização Marítima Internacional e oficializada pela ONU, para celebrar todos os marinheiros, navegadores e trabalhadores marítimos do mundo e para mostrar como eles são importantes para todos nós. Promover a profissão e a carreira no mar é outro intento do dia.

Campanha 2020 - Os marítimos são trabalhadores-chave

Os marítimos estão na linha de frente da pandemia do COVID-19, desempenhando um papel essencial na manutenção do fluxo de bens vitais, como alimentos, medicamentos e suprimentos médicos. No entanto, a crise levou a condições difíceis de trabalho para os marítimos, incluindo incertezas e dificuldades sobre acesso a portos, reabastecimento, troca de tripulação e repatriamento.  

Este ano, a campanha do Dia do Marítimo pede aos Estados Membros que reconheçam os marítimos como  trabalhadores-chave - e lhes forneça o apoio, assistência e opções de viagem abertas a todos os trabalhadores-chave durante a pandemia. 

A campanha do Dia do Marinheiro de 2020 presta homenagem aos marítimos, reconhecendo seu sacrifício e os problemas que enfrentam. Muitos marítimos estão fora de casa há meses e não têm certeza de quando poderão voltar para casa devido a restrições de viagem.  

A campanha também busca conscientizar o trabalho realizado pelos marítimos em resposta à pandemia e agradecê-los por sua contribuição. Todos são convidados a reconhecer que a capacidade dos marítimos de fornecer bens vitais é fundamental para responder a e, eventualmente, superar essa pandemia. 

A campanha incentiva todos a tratar os marítimos com o respeito e a dignidade que merecem, para que possam continuar a prestar seus serviços vitais para manter o comércio mundial em movimento. 

 
Mensagem do Secretário-Geral da IMO

Na sua mensagem do Dia do Marinheiro, o  Secretário-Geral da OMI Kitack Lim  destaca o trabalho único e essencial dos marítimos. "Assim como outros trabalhadores importantes, os marítimos estão na linha de frente nesta luta global. Eles merecem nosso agradecimento. Mas eles também precisam - e merecem - de ação humanitária rápida e decisiva por parte de governos de todos os lugares, não apenas durante a pandemia, mas em todos os momentos. ", Disse Lim.