Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiaDoGatoPreto

17.08.20, PiiCiE Mora

Criado nos Estados Unidos da América como Black Cat Appreciation Day, o Dia da Apreciação do Gato Preto alastrou-se pelo mundo como um evento aberto a todos.

O objetivo central da data é divulgar a discriminação sofrida pelos gatos pretos e de promover a adoção destes felinos.

Devido às superstições em certas culturas, o gato preto é associado ao azar, sendo o gato mais abandonado, o menos adotado e o mais rapidamente abatido.

Por alturas do Halloween, não é permitida a adoção de gatos pretos nos Estados Unidos devido ao elevado número de ocorrências registadas de sacrifícios brutais com este animal.

gato-preto_c.jpg

Mitos sobre gatos pretos

Se hoje em dia diz-se que se se cruzar com um gato preto, dá azar. Nos séculos passados acreditava-se que os gatos pretos estavam ligados às trevas e que eram bruxas em forma de animal, levando à perseguição e extermínio destes animais.

Ironicamente, na Idade Média, a exterminação de gatos pretos levou até à proliferação das pestes nas populações europeias, através dos ratos.

Recuando mais atrás no tempo, encontra-se na Pérsia antiga a crença de que o gato preto era um espírito amigo, criado para fazer companhia ao homem no mundo, sendo que qualquer agressão a este animal era uma agressão ao espírito amigo.

O Dia do Gato preto visa combater os equívocos. Os gatos pretos são mesmo apontados por estudiosos como os gatos mais amigáveis e sociáveis.

#euaprendocomPiiCiEMora

1 comentário

Comentar post