Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DiadaPolíciadaSegurançaPública - Conselhos para umas férias em segurança

02.07.20, PiiCiE Mora

diadapsp.jpg

O Dia da Polícia da Segurança Pública comemora-se a 2 de julho, pois foi a 2 de julho de 1867 que se fundou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em Portugal por decreto do rei D. Luís I. A PSP garante assim a segurança dos portugueses todos os dias há século e meio. O objetivo do dia é agradecer o serviço e esforço das forças policiais portuguesas. As missões da PSP passam pela defesa da legalidade democrática, da garantia da segurança interna e da defesa dos direitos dos cidadãos.

Neste dia realizam-se em Portugal cerimónias comemorativas com a presença de pessoas ilustres como o Presidente da República. As cerimónias consistem, entre outras, na entrega de medalhas a elementos policiais pelo seu mérito e na homenagem de polícias que faleceram em serviço.

Conselhos da PSP para umas férias em segurança

Durante a época de Verão a Polícia de Segurança Pública (PSP) apela aos cidadãos para terem em conta alguns procedimentos para o bem da sua segurança.

Se vai de férias a PSP tem disponível o programa “Verão Seguro-Chave Direta”, que teve início a 15 de junho e termina a 15 de Setembro, sendo gratuito e pode ser solicitado numa Esquadra da PSP, no site www.psp.pt ou através do link: https://veraoseguro.mai.gov.pt/Pages/Home.aspx.

Este Programa tem como finalidade vigiar as residências, durante o período que se encontra de férias, com passagens frequentes, para verificar se as portas e janelas estão intactas ou se houve alguma tentativa de arrombamento.

Porque a prevenção nunca é demasiada, a PSP relembra alguns conselhos antes de se ausentar:

– verifique se as portas e janelas estão bem fechadas;
– peça a um vizinho ou familiar que abra regularmente as persianas ou cortinas durante o dia e ligar a iluminação interior algumas noites;
– não deixe acumular a correspondência na sua caixa de correio;
– guarde em lugar seguro joias, dinheiro, valores e objetos de arte;
– não comente com ninguém estranho que vai de férias.

Para quem vai viajar de automóvel a PSP aconselha a verificarem as condições de segurança do seu veículo. Igualmente importante é o acondicionamento da bagagem, que deve estar distribuído de forma a haver maior estabilidade do veículo.

Recomenda-se também a ter em atenção a escolha do itinerário, opte por estradas com menos movimento e evite, se possível, as horas de ponta e fazer a viagem nas horas de maior calor. Tenha presente que a fadiga, a doença, refeições pesadas, medicamentos, álcool, entre outros fatores, prejudicam a capacidade para conduzir.

Convém também lembrar que o uso do cinto de segurança é obrigatório e deve ser usado não só pelo condutor, mas por todos os passageiros.

Outro fator bastante importante ao longo da viagem é fazer paragens regulares, mesmo que não se sinta cansado. Evite manobras perigosas e não exceda os limites de velocidade.

Quando estacionar não deixe objetos de valor visíveis do exterior, nunca guarde as chaves sobresselentes no interior da viatura; deixe o lado do motor virado para o local mais visível e mesmo
que a sua ausência seja breve, nuca deixe o motor a trabalhar.

A PSP aconselha ainda a não ingerir bebidas alcoólicas e não tome medicação que possa interferir nos seus sentidos.

Boas férias e não se esqueçam se têm filhos entre os 2 e 10 anos, podem também aderir ao Programa “Estou Aqui”, que consiste na utilização de uma pulseira com código alfanumérico pessoal e intransmissível associado a uma base de dados, que permite identificar as crianças quando se perdem e contactar os pais de imediato.

 
 

Fonte: calendarr.pt

#euaprendocomPiiCiEMora #FiqueEmCasa