#Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono - Como podemos ajudar?
![]()
O Dia Mundial para a Preservação da Camada do Ozono observa-se a 16 de setembro.
Foi a 16 de setembro de 1987 que se assinou o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Prejudicam a Camada de Ozono, escolhendo-se então esta data para a celebração do Dia Mundial do Ozono. A data foi criada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em dezembro de 1994.
O objetivo do dia é alertar para a destruição da Camada de Ozono e procurar soluções para a proteger. A Camada de Ozono é um escudo gasoso frágil que protege o globo das radiações solares, preservando assim a vida na Terra. Cabe aos governos, às indústrias e às organizações internacionais, a tarefa de unir esforços para eliminar os produtos químicos responsáveis pela destruição da Camada de Ozono.
Neste dia, não só se realizam encontros e colóquios em Montreal, Canadá, como um pouco por todo o mundo, para debater a questão mundial da preservação da Camada de Ozono.
Como podemos ajudar a preservar a Camada do Ozono?
Para ajudar a preservar a Camada de Ozono podemos contribuir de várias maneiras:
- Trocar as lâmpadas: Podemos trocar as nossas lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas. Assim deixamos de produzir cerca de 400 quilos de dióxido de carbono por ano.
- Andar mais vezes de transportes públicos: Ao deixarmos o carro em casa, diminuímos as emissões de dióxido de carbono.
- Plantar e conservar as árvores: Basta apenas uma árvore para absorver uma tonelada de dióxido de carbono ao longo da sua vida.
- Reciclar: Se reciclarmos metade do nosso lixo podemos reduzir cerca de 1.000 quilos de dióxido de carbono por ano.
- Utilizar o ar condicionado menos vezes e a temperaturas menos intensas: Se baixarmos a temperatura 2 graus no Inverno e subirmos 2 graus no Verão podemos poupar cerca de 900 quilos de dióxido de carbono anuais.
Fonte: calendarr.com
#euaprendocomPiiCiEMora