Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#DesenvolvimentoSustentável - Sinais, viver num clima em mudança

#EstudoEmCasa - ODS das Nações Unidas

19.05.20, PiiCiE Mora

Desenvolvimento Sustentável

2015 ficou na história como o ano da definição da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 é uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.  A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”. Hoje falamos da sustentbilidade das terras e do solo.

 
Para a gestão sustentável das terras e do solo
 
As terras e o solo da Europa enfrentam uma série de pressões, nomeadamente a expansão urbana, a contaminação pela agricultura e a indústria, a impermeabilização dos solos, a fragmentação da paisagem, diversidade das culturas reduzida, a erosão do solo e os fenómenos meteorológicos extremos ligados às alterações climáticas.
Cidades mais verdes com sistemas de energia e de transporte mais limpos, uma infraestrutura verde que ligue os espaços verdes e práticas agrícolas sustentáveis menos intensivas, podem contribuir para uma utilização mais sustentável das terras na Europa e para solos mais saudáveis.
 

Solo, terras e alterações climáticas

O ciclo de nutrientes da natureza

 

Solos e objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas

#euaprendocomPiiCiEMora #EstudoEmCasa #FiqueEmCasa