Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#ConservarAsEspécies - ZOO Santo Inácio, um espaço único

29.06.20, PiiCiE Mora

Zoo Santo Inácio - 2,693 Photos - 2,981 Reviews - Petting Zoo ...

Zoo Santo Inácio é o maior e mais verde jardim zoológico do norte de Portugal, situado a apenas 10 minutos do centro do Porto, mais precisamente em AvintesVila Nova de Gaia. Inaugurado em 2000, alberga atualmente e 800 animais, de 270 espécies.

Situado apenas a 10 minutos do centro do Porto, em Vila Nova de Gaia, o Zoo Santo Inácio nasceu do sonho de uma família apaixonada pela natureza, pertencente ao grupo Aveleda.

Em 2000, abriu portas com o objectivo de aproximar a comunidade da Natureza e da Vida Selvagem, alertando para a crescente importância da Conservação das Espécies da Fauna e da Flora de todo o mundo.

 

Tornar a Quinta de Santo Inácio de Fiães num espaço recetivo à comunidade é um modo de aproximar as pessoas à Vida Selvagem – desconhecida por muitos – e de sensibilizar para os problemas que colocam em risco milhares de espécies todos os dias.

No Zoo Santo Inácio acredita-se que ter um espírito proativo é essencial na luta pela Biodiversidade. Desde 2004 que são membros da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), e, em 2006, foram fundadores da Associação Portuguesa de Zoos e Aquários (APZA). São também um dos poucos Zoos nacionais que, em parceira com a EAZA, participa em Programas Europeus de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP), ao abrigo dos quais já viram nascer mais de 150 crias. No ano de 2014, passaram a integrar o Grupo Thoiry, para fortalecer o movimento de conservação das espécies.

Ver os Leões Asiáticos, vindos de França e Inglaterra de perto é das experiências mais inesperadas e surpreendentes do Zoo Santo Inácio. Por isso, foi criado um túnel de vidro, de 40 metros, que atravessa o seu habitat e oferece contacto direto, olhos nos olhos, com estas maravilhas da natureza.

Quem visita este zoo sente que este é um espaço de afetos e de celebração da Vida. 


Uma história da qual também fazem parte momentos desafiantes

Mas esta história também se escreveu em momentos de desafio. Curiosamente, este ano, no qual celebram 20 anos, a crise pandémica também chegou às portas do Zoo e obrigou-os a encerrar ao público, por motivos maiores de segurança. As gargalhadas das crianças e os olhares atentos dos visitantes deixaram o zoo temporariamente.

A sobrevivência do Zoo tem sido possível graças à generosidade das pessoas que nos enviam donativos espontâneos e aderem à campanha de apadrinhamento que temos em curso no  website. 

Agora, seguindo todas as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), tornamos este espaço num local seguro para que os nossos visitantes regressem com confiança e descontração.

As grandes emoções estão de volta

A história do Zoo Santo Inácio é feita de coragem, resiliência e muito amor pela preservação da Natureza, missão que os guia e dá alento todos os dias. Quanto ao futuro? A perspectiva é continuar a viver momentos inesquecíveis e a dar a conhecer o motivo da nossa existência, com o apoio de todos aqueles que nos continuam a ajudar e a visitar.

 

#euaprendocomPiiCiEMora #FiqueEmCasa