Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#CiênciaViva- “O Espaço à Quarta"

24.03.21, PiiCiE Mora

20210310145529_Espaco_A_Quarta_24_marco_ESERO_pt.png

A Ciência Viva e o ESERO Portugal, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa - PT Space, têm o prazer de anunciar a primeira edição de “O Espaço à Quarta”. Trata-se de um ciclo de conversas on-line que irá decorrer sempre na quarta-feira da 4.ª semana de cada mês, às 19.00. Nesses dias, o evento será transmitido sempre em direto no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento e o link será disponibilizado aqui. 

Esta iniciativa tem como objetivo abordar a importância da investigação espacial no nosso dia a dia, destacando o Espaço em diferentes aplicações e contextos concretos. Os convidados de “O Espaço à Quarta” serão especialistas de empresas ou instituições de investigação científica que poderão abrir novos horizontes na integração do Espaço nas nossas vidas diárias. 

Na próxima sessão, no dia 24 de março, teremos connosco Isabel Trigo, Investigadora do IPMA e do Instituto D. Luiz. Irá falar-nos da importância dos dados dos satélites de Observação da Terra na monitorização da mudança climática, entre outros assuntos.

Esta é uma ação gratuita, não necessita de qualquer tipo de registo e é destinada ao público em geral. Chamamos a atenção da comunidade educativa que este poderá vir a ser mais um recurso para a utilização do Espaço em contexto de sala de aula.

O Espaço está presente no dia-a-dia de todos nós, mesmo sem darmos por isso: para orientar as nossas deslocações, para assegurar telecomunicações, previsões meteorológicas, agricultura de precisão, gestão de recursos preciosos como água potável e para a monitorização de inundações e riscos de incêndio. 

A primeira edição de “O Espaço à Quarta” decorreu no dia 27 de janeiro, com a participação do astronauta análogo João Lousada. No dia 24 de fevereiro, tivemos connosco Teresa Ferreira, a Diretora do Espaço na GMV Portugal. Em ambos os casos, a moderação esteve a cargo de Ana Noronha, Diretora da Ciência Viva. (Re)veja aqui a as duas primeiras sessões, com João Lousada e Teresa Ferreira, respetivamente:

Todas as sessões serão transmitidas no canal de YouTube da Ciência Viva e em simultâneo no canal de YouTube da Agência Espacial Portuguesa. O público poderá colocar questões em direto, no chat de ambas as plataformas.

O Espaço à Quarta contará sempre com a participação de investigadores e especialistas de empresas que trabalham em Portugal ou no estrangeiro.

Fonte: https://www.esero.pt/578/ESTREIA:-O-Espa-o---Quarta-%7C-27-Janeiro---s-19hces

 

#euaprendocomPiiCiEMora