Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#BrincadeirasdoMundo - Aprende brincadeiras novas

28.05.20, PiiCiE Mora

personagens-infancia_e_adolescencia_missionaria (1

Neste Dia Internacional do Brincar, começamos por partilhar o video a república dos brinquedos:

Damos-te também, a conhecer  brincadeiras que podes encontrar em diferentes países.

Experimenta e diverte-te

Alemanha - Jogo das escondidas ao contrário

Apenas uma criança se irá esconder e todas as outras vão procurá-la. Quem encontrar a criança fica com ela na próxima rodada e ficam as duas no esconderijo, enquanto os outros as procuram. E assim continuam até que sobre apenas uma criança para procurar as demais, essa criança será a próxima a se esconder e, dessa maneira, o jogo recomeça.

Austrália - "Que horas são, Seu Lobo?"

Uma criança será o lobo e ficará de costas para as outras, afastada cerca de 15 metros. As outras crianças começam a perguntar que horas são ao lobo. O número de horas dito pelo lobo é o número de passos que as crianças devem dar na sua direção. Assim, cinco horas são cinco passos, oito horas são oito passos. Quando as crianças estiverem bem perto do lobo, vira-se e diz: “Hora do jantar!” e tenta apanhar as outras crianças. Quem for apanhado será o próximo lobo.
 
Colômbia - Para
Uma das crianças lança uma bola para o alto e grita o nome de outra que estiver na brincadeira. Esta tem de tentar apanhar a bola antes que ela toque no chão. Se conseguir, repete-se o processo. Senão, assim que a pessoa a apanhar, deve gritar "para", o que obriga todos a pararem de correr, dar três longos passos em direção ao mais próximo e acertar-lhe com a bola.
 
Egipto - Silêncio é ouro
Forma-se uma grande roda. Em seguida, é escolhido o líder, que deve começar a fazer cócegas ou caretas para o colega do lado. Este faz o mesmo para o seguinte, e assim sucessivamente. Quem se  rir ou fizer algum barulho, perde o jogo.
 
Gana - Da Ga
Desenhe uma área no chão para ser a casa da serpente. A criança que será a serpente ficará dentro da casa e as outras crianças circulam pelo espaço restante e chamam a serpente. A serpente deve sair e tentar apanhar as crianças. Quando agarra alguma, essa fará parte da serpente e volta para a casa com ela de mãos dadas. E assim vai sucessivamente, a serpente vai aumentando de tamanho à medida que apanha mais crianças. Se durante a correria a serpente se romper, as crianças que formam a serpente devem voltar para a casa a correr.
 
Itália - Mora
O significado do nome deste jogo é justamente dedos. Duas pessoas, uma de frente para a outra, escondem as mãos atrás das costas. Ambos pensam qual a quantidade de dedos que o adversário vai mostrar. Depois mostram, no momento em que apresentam as mãos, quanto vai ser a soma destes com o próprio número que se irá indicar. Quem acertar é o vencedor.
 

Japão - Janken Pon

As crianças depois de gritarem "jan", "ken" e "pon", devem fazer um gesto que represente papel, pedra ou tesoura. O papel embrulha a pedra, a tesoura corta o papel e a pedra quebra a tesoura. Os coreanos, porém, vão além. O vencedor deve gritar "atchi muite hoi", que quer dizer "olhe para este lado". Se o adversário virar o rosto para o mesmo lugar apontado, ele perde definitivamente o jogo. Senão, é determinado empate.

 
Paquistão - Oonch Neech
É um jogo de apanhada com algumas particularidades. Quem está apanhar, tenta apanhar os outros participantes, mas estes podem fugir subindo num lugar mais alto. Podem ser árvores, cadeiras e muros, entre outros. Detalhe: a tradução do nome da brincadeira é "em cima e embaixo".
 
Suíça - Eu espio algo
Esta brincadeira é bastante apreciada pelas crianças mais novas. O líder escolhe um objeto na sala e diz a frase: "eu espio algo", fornecendo algum detalhe, como cor ou forma. Os outros participantes tentam então adivinhar o que é, fazendo perguntas. Pistas indicando se as suposições estão ou não corretas são dadas por meio da resposta do líder (quente, muito quente, frio, muito frio e morno).
 
Taiwan - Apanha os pintainhos
Trata-se de um popular jogo de apanhada de Taiwan. Primeiro, determina-se quem será a águia, a galinha e os pintainhos. A águia tem de se esforçar para apanhar os pintainhos, que são defendidos a todo custo pela galinha. Aquele que for apanhado, perde e será a ave na próxima rodada.
 
 
 
#euaprendocomPiiCiEMora  #ficaemcasa
 
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.