Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

PiiCiE Mora

#euaprendocomPiiCiEMora

#euaprendocomPiiCiEMora

#AprendoUmaMúsica - "Vamos fazer ginástica"

06.04.21, PiiCiE Mora

Hoje é o Dia Mundial da Atividade Física 💪🏃

Anda fazer ginástica e cantar connosco!

"Fazer ginástica é saudável, Para o corpo e para a mente!

Andar a pé não custa nada,

E é bom para o ambiente!

Saber nadar é preciso,

Para se banhar no mar.

Andar de patins ou de bicicleta,

Não tem nada que enganar!

E enquanto te divertes,

Fazes novas amizades.

Fazer ginástica é para todos,

Para todos? Claro!

E para todas as idades!

Deixa de lado a preguiça,

E enche de ar os pulmões.

O corpo quer exercício,

Para nos fazer campeões!

O teu coração agradece,

E retribui ao bater.

Bate forte e compassado,

E ajuda-te a viver.

Vamos fazer ginástica!

Boa!

Força!

Deixa de lado a preguiça,

E enche de ar os pulmões.

O corpo quer exercício,

Para nos fazer campeões!

O teu coração agradece,

E retribui ao bater.

Bate forte e compassado,

E ajuda-te a viver."

Vê aqui aulas de ginástica para fazeres: https://www.rtp.pt/play/zigzag/p7419/...

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCdFnXETzOn-BQT_ZtQE1nTw

#euaprendocomPiiCiEMora

 

#VisitaVirtualGratuita - Museu do Louvre

06.04.21, PiiCiE Mora

404d8dd2f608e602aa9d53150dd0e169-754x394.jpeg

Louvre coloca mais de 480 mil peças num museu virtual com entrada grátis

A decisão inédita na história do museu de Paris acontece precisamente numa altura em que o espaço se encontra fechado por causa da pandemia.

Esta é a primeira vez que um visitante pode ver as peças do museu gratuitamente, através do computador ou smartphone, não interessa o país em que estiver. Por outro lado, no museu, as peças também podem em exposição, no armazém ou emprestadas a outros espaços. Não interessa, vai poder ver tudo.

 
 
 
#euaprendocomPiiCiEMora

#DGS - Guia para lanches escolares saudáveis

06.04.21, PiiCiE Mora

guialachessaudaveis.jpg

DGS lança manual no regresso às aulas presenciais.

Consulte: Guia para lanches escolares saudáveis

A Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Educação publicaram um guia sobre lanches escolares saudáveis, assinalando o regresso ao ensino presencial de muitas crianças e jovens.

Neste guia apresentam-se algumas regras simples para a constituição de um lanche saudável, descrevem-se os alimentos que devem fazer parte das lancheiras escolares, nomeadamente os alimentos “a privilegiar”, a consumir “de vez em quando” e “a evitar”, bem como as suas características nutricionais.

Este manual contém também diversas receitas simples, saudáveis e saborosas e uma sugestão de uma ementa que mostra que é possível garantir variedade, utilizando na sua grande maioria (mais de 90%) alimentos que se enquadram no grupo dos “a privilegiar”. A par destas informações é apresentada uma checklist de verificação de um lanche saudável e diferentes estratégias para incentivar as crianças a valorizarem e a apreciarem lanches saudáveis.

São várias as razões para prestarmos atenção ao que colocamos nas lancheiras das crianças. Primeiro, porque estas refeições apresentam um importante contributo para a ingestão energética (calorias) diária. Segundo, porque é nestas refeições que habitualmente são consumidos alimentos com pouco valor nutricional, hipercalóricos e com elevado teor de sal, açúcar e gordura.

Por último, porque sabemos que é necessária alguma imaginação e criatividade para preparar um lanche saudável e ao mesmo tempo apelativo para as crianças.

A pandemia da Covid-19, em particular as medidas adotadas para a prevenção da sua propagação, que implicaram alguns períodos de interrupção da atividade letiva e a necessidade de uma permanência prolongada em casa, têm alterado a rotina de milhares de crianças e jovens. Menos atividade física e alterações no comportamento alimentar podem ser comportamentos promotores do ganho de peso ao longo deste período. Em paralelo, a pandemia da Covid-19 modificou também as rotinas de muitas escolas, com implicações para o funcionamento dos bufetes escolares. Em resultado destas alterações, muitos lanches começam a ser preparados em casa.

Este documento destina-se aos encarregados de educação, mas também a professores e a educadores, bem como a todos aqueles que trabalham e lidam diariamente com crianças e jovens e que participam ativamente na preparação das suas refeições.

A par das diferentes medidas que estão a ser implementadas para tornar mais saudáveis os ambientes alimentares escolares onde as crianças e jovens crescem, a educação alimentar em casa e o desenvolvimento de ambientes alimentares familiares saudáveis são fundamentais. A melhoria dos hábitos alimentares só será possível se formos todos agentes promotores da alimentação saudável nas muitas escolhas alimentares que fazemos ao longo do dia.

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/04/05/guia-para-lanches-escolares-saudaveis/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=guia-para-lanches-escolares-saudaveis

 

#euaprendocomPiiCiEMora

 

 

#DiaMundialDaAtividadeFísica

06.04.21, PiiCiE Mora

DM_atividade_fisica_2021.png

O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril.

Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:

  • evita o excesso de peso e a obesidade
  • previne o aparecimento de doenças
  • reduz a tensão arterial
  • melhoria da auto estima
  • redução do stress
  • contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico

O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.

A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Dia Mundial da Atividade Física em Portugal

No dia 6 de abril decorrem várias atividades para promover a prática de exercício físico. Aulas em grupos e caminhadas são algumas das iniciativas desenvolvidas por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data e para levar as pessoas a praticarem desporto. Seja sozinho ou acompanhado, o obrigatório neste dia é mesmo fazer exercício.

Sugestões para o Dia Mundial da Atividade Física

  • Fazer uma caminhada
  • correr
  • jogar futebol
  • jogar basquetebol
  • praticar ténis
  • andar de bicicleta
  • ir ao ginásio
  • fazer 30 minutos de exercício físico em casa

Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-atividade-fisica/

 

#euaprendocomPiiCiEMora